Carnaval, calor, praia, nada melhor né? Melhor que isso, só o Macarrão Carbonara que a nossa amiga fofíssima @goingdeaf fez nesta segunda feira de carnaval.
Chega de falação e vamos ao que interessa.
Como peguei meio que o bonde andando, ela deixou aqui no meu computer, o site da receita nos favoritos -isso que é amiga! Então, vou só dar o ctrl+v, ctrl+c.
Macarrão Carbonara
- 300g de macarrão – De preferência spagetthi ou talharim. Fusili também pode ser uma boa, mas não se aventure com Penne ou outros formatos feitos de pedaços grandes.
- 150g Bacon ou Pancetta – Bacon é o uso peão padrão, mas não seja descuidado, escolha um bacon mais carnudo. (Ela colocou tb linguiça fresca, sem a pele, bem cortadinha, mas vale tb a defumada);
- 100g de Queijo Parmesão (Ela usou uns 2 ou 3 pacotinhos!);
- 2 ovos (Mas acho que foram 3 hein....);
- Alho;
- 1 cebola média bem picadinha;
- 2 caixinhas de creme de leite;
- Azeitonas picadinhas;
- Presunto picado;
- 1 xícara de vinho branco (Acho que quem não tiver, não é necessário, fica bom sem ele do mesmo jeito)
Modo de Preparo
Esquente a água para o macarrão e pique o alho e o bacon (tiras ou cubos).
Sem adicionar óleo na panela, frite o bacon, mas não deixe torrar (apenas doure) ele deve ficar suculento.A gordura do bacon faz tudo. Se preferir, coloque apenas um pouco de azeite e antes que o bacon chegue ao ponto, acrescente o alho.
Assim que o cheiro do alho “subir”, acrescente o vinho e deixe evaporar. Em seguida retire o alho e o bacon (sem o suco/gordura) e coloque em um papel absorvente. Reserve.
Cozinhe o macarrão seguindo as instruções do fabricante.
Enquanto o macarrão estiver cozinhando quebre os ovos e coloque em uma tigela ou refratário. Acrescente o queijo e misture tudo.
Ao fim do cozimento, escorra bem o macarrão e jogue-o na tigela com os ovos e queijo. É importantíssimo não jogar água fria no macarrão e jogá-lo direto na tigela. Misture bem para que o molho se distribua homogeneamente e não empelote.
Acrescente o bacon e o alho e pronto.
Observações
Algumas das instruções podem assustar, mas garanto que é simples, e o ovo cozinha no próprio macarrão mesmo, não sobra ovo cru. Essa é uma receita em que todos os ingredientes se equilibram para não deixar ácido ou amargo demais, evite retirá-los ou trocá-los.
Isso é bem verdade no caso do queijo, ele ajuda a dar a liga no molho, grudando-o no macarrão, sem o queijo você corre o risco de ter macarrão com sopa de ovo cozido. Sob nenhuma circunstância use vinho tinto, já cometi esse erro e me arrependi.
É importante também não misturar o macarrão com o molho na própria panela, pois ela está quente e irá fritar o ovo ao invés de cozinhá-lo.
(Isso que é love...casal unido até na cozinha!)
Agora minha opinião sobre a tal receita.
Jurava que iria ficar uma gororoba, ela fez TANTA propaganda, que eu pensei: "Hmm, quero ver o que vai sair.." E não é que o negócio ficou maravilhoso mesmo????? Olha só, a gabi cheia de dotes culinários!!!!! Thiago, já pode pedir ela em casamento viu! hahhahahaha
Minha nota: 10!!!!!!! SUPER recomendo.
Vou colocar um PS aqui. Olhando a Gabi fazer o molho, percebi que isso deve ficar MARA com pedaços de brócolis!!!!! Hmmmm, quem será "o" ou "a" cobaia dessa vez hein???? Aguardem próximos capítulos.